segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Da Redação
Secretaria de Comunicação

Diversas videoconferências serão realizadas durante a II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece de 19 a 22 de outubro, no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. As vídeoconferências serão transmitidas em tempo real do Hangar para escolas dos municípios de Marabá e Santarém, pela equipe da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).

A "Oficina Rádioteatro - comunicação para cidadania e imaginário social amazônico", ministrada por Ângelo Madson da Costa Barbosa, será a primeira a ser transmitida por meio de videoconferência no dia 20 de outubro, das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas.

Para encerrar as videoconferências, no dia 22, das 15 às 18 horas, será transmitida a "Oficina Formação de Agentes Multiplicadores em Rádiodifusão Popular" que tem como coordenadora Ivaney Darling de Carvalho Costa.

Além das videoconferências, haverá transmissão dos eventos ‘Registro de Marcas e Desenvolvimento Industrial' e ‘Indicação Geográfica do Pará' pela WEBTV, de 21 a 23 de outubro, dentro da programação da II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia. A WEBTV é a televisão sobre internet, caracterizada pela interatividade, já que a transmissão dos eventos pela web é feita em tempo real.

Feira - No período de 19 a 22 de outubro, no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, a Secretaria de Estado, de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) promove a II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, evento que no Pará marca a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 (SNCT), que neste ano tem como tema "Ciência no Brasil", com o objetivo de refletir sobre o passado da ciência e tecnologia no país, conhecer e analisar a sua atual situação e discutir e planejar o seu futuro. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (15) pelo site www.semanact.pa.gov.br.

A semana é promovida, desde 2004, em todo o país pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), depois de um decreto presidencial que se deu através do resultado da participação ativa de governos estaduais e municipais, entidades científicas e tecnológicas e instituições de ensino e pesquisa.

No Pará, o governo estadual assumiu a coordenação das ações relacionadas à SNCT desde 2007, através de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e diversas instituições de ensino e pesquisa em todo o estado.

A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia é a culminância de uma programação voltada à popularização da ciência que envolveu a promoção de Feiras Regionais de Ciência nos municípios de Castanhal, Barcarena, Santarém e Marabá e da Mostra Júlio Cezar de Ciência e Cultura que levou uma programação de palestras e oficinas científicas a estudantes da rede pública na capital e no interior do estado. Entre as atividades previstas pela SNCT estão palestras, seminários, mostras de vídeos e exposições que serão organizados durante todo o período que antecederá a realização da Feira Paraense de C&T.

Fragmentos da matéria de Camila Parente - Ascom/Prodepa

Publicada no Portal do Governo do Estado do Pará

http://www.pa.gov.br/noticias/materia.asp?id_ver=52379

Nenhum comentário:

Postar um comentário