quinta-feira, 22 de abril de 2010

Centro realiza oficina de comunicação popular

O evento é gratuito e será ministrado por Ângelo Madson


Formação cidadã, linguagem radiofônica, locução, artesanato sonoro, edição de áudio e transmissão. Estas são as etapas da oficina teórica e prática sobre a produção radiofônica a serem tratadas na Oficina de Formação Cidadã e Capacitação em Rádio Popular, que tem como tema “Um novo modo de se pensar e fazer rádio”. A oficina será realizada sempre aos sábados, das 8h às 12h, a partir deste sábado (17) até setembro deste ano, no Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude, mais conhecida como CASA da Juventude.

Trinta jovens estão inscritos. O evento é gratuito e será ministrado por Ângelo Madson, coordenador geral da Idade Mídia Edição Digital, pelos jornalistas Jorge Vidal e Allan Tomás, e pelo especialista em informática, Júlio Freitas. Ângelo Madson, que coordena a iniciativa, explica que a oficina de comunicação participativa é resultado da segunda edição do edital Ação Colaborativa para a Cidadania, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), e já aconteceu na Escola Estadual Paulino de Brito, em Belém, em 2009.

A oficina tem como metas a criação, formatação, produção e transmissão de programas radiofônicos, alusivo às questões que permeiam as grandes transformações do âmbito de ensino; propiciará a capacitação dos jovens envolvidos no projeto em todos os níveis de produção radiofônica, para que os mesmos possam avançar, com o passar do tempo, em direção ao exercício pleno de sua cidadania, correlacionando-se de forma harmônica com as tecnologias da informação e do conhecimento; a elaboração de um manual voltado para a criação de uma rádio escolar, onde todos os participantes possam manifestar suas vivências no que tange à comunicação popular, o acesso à informação e as novas tecnologias.

A ação, que acontecerá no Infocentro da CASA da Juventude, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedes), culminará em uma produção radiofônica que irá ao ar via web. Os alunos elaborarão, ainda, uma cartilha de rádio, contendo síntese de informações do que aprenderam com a atividade. “O Infocentro nos garante a infraestrutura que precisamos para produzirmos nosso conteúdo”, ressalta o coordenador.

Serviço:
Oficina de Rádio Popular. Todos os sábados, a partir de 17 de abril a setembro de 2010, das 8h às 12h, na CASA da Juventude, na Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Fone: (91) 3223 3437. (Ascom/Casa da Juventude)

Nota Publicada em:
Diário do Pará
http://www.diariodopara.com.br/N-86261-CENTRO+REALIZA+OFICINA+DE+COMUNICACAO+POPULAR.html

Jornal Liberal
ORM 16/04/2010 - 18h20m
http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=466591

Nenhum comentário:

Postar um comentário